(17) 3663-1219 camara@cmsantaclaradoeste.sp.gov.br

História do Município

Histórico

A região do Córrego do Contra, onde hoje se encontra a cidade de Santa Clara d’Oeste, foi das primeiras a ser povoada, quando do loteamento da antiga fazenda Ponte Pensa, em 1948, pela Companhia Agrícola Imobiliária de Colonização – CAIC.

Em 1949, começaram a chegar à região outras famílias e, com a colonização, Giocondo Giovani loteou um sítio para formar um núcleo urbano, dando-lhe o nome de Santa Clara, homenagem à sua filha.

A 20 de maio de 1951 foi levantado um cruzeiro e celebrada a primeira missa. Com o progresso da vila, o Prefeito de Jales, que jurisdicionava a região, criou a Escola Municipal. Por volta de 1953, Santa Fé do Sul, que se situava na região, reivindicou sua emancipação política. O espírito de autonomia espalhou-se nas redondezas e, nesse mesmo ano Santa Clara d’Oeste elevou-se a Distrito.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Clara d’Oeste, pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Três Fronteiras, subordinado ao município de Santa Fé do Sul. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Santa Clara d’Oeste figura no município de Santa Fé do Sul. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com denominação de Santa Clara d’Oeste, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Santa Fé do Sul. Sede no antigo distrito de Santa Clara d’Oeste. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03-1965. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.